Dieta nórdica

 

    SAÚDE NUTRIÇÃO

    Dieta nórdica: Pode ajudar a reduzir risco de cancro, diabetes e doenças cardiovasculares

    Uma revisão de estudos efetuada pela oms comprovou as evidências de que a dieta nórdica – à semelhança da mediterrânica – pode ajudar a reduzir o risco de doenças não transmissíveis, como o cancro, a diabetes e problemas cardiovasculares, frequentemente associados à obesidade.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dieta nórdica tem características semelhantes à mediterrânica, embora se baseie, como é lógico, em alimentos tradicionais de países do Norte da Europa, como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Vários países europeus têm promovido, com resultados positivos, essa dieta como modelo alimentar que traz benefícios para a saúde.

    ÓLEO DE CANOLA

    A dieta nórdica baseia-se no consumo de vegetais de folha verde e raízes, frutos vermelhos, frutas em geral, cereais integrais – como a cevada, a aveia ou o centeio -, legumes, laticínios com baixo teor de gordura, e peixes, incluindo os mais gordurosos, como o salmão, a cavala ou o arenque, que podem ser consumidos várias vezes na semana. A maior diferença dos hábitos alimentares nórdicos para a dieta mediterrânica, segundo a OMS, é que, no lugar do azeite, predomina o óleo de canola.
    Este óleo vem sendo referido como um dos mais saudáveis, carregado de benefícios e com a grande vantagem do baixo custo, por exemplo em relação a um azeite virgem extra.

    BENEFÍCIOS

    Além da perda de peso, entre os benefícios prometidos pela dieta nórdica, que também é conhecida por “dieta viking”, estão a diminuição da pressão arterial e da incidência de doenças cardiovasculares, a prevenção de diabetes tipo 2 e a diminuição dos níveis de triglicerídeos.
    Em comparação com uma alimentação típica do Ocidente, esta dieta traz menos açúcar, menor teor de gordura, o dobro da quantidade de fibra e duas vezes mais peixe. A dieta nórdica promove também o consumo de cereais de forma integral, frutas e vegetais, já que são excluídas as gorduras saturadas.

    Regras da dieta nórdica

    • Coma mais frutas e vegetais todos os dias;
    • Coma mais produtos de cereais integrais;
    • Consuma mais alimentos do mar e dos lagos;
    • Coma carne de melhor qualidade, mas em menor quantidade;
    • Ingira mais alimentos vindos de paisagens selvagens;
    • Coma produtos orgânicos, sempre que possível;
    • Evite os aditivos;
    • Coma mais pratos baseados nos alimentos mais abundantes de cada estação;
    • Ingira mais comida caseira.


    Cuide da sua saúde.
    Conheça o Plano Saúde Prime e faça a sua simulação.

     

    logo saude be