Estados gripais? Não obrigado!

Pela Dra. Maria Manuel Magalhães: Farmacêutica

Os estados gripais são provocados por vírus da família Influenzae, mais presentes entre o início do Inverno e o final de fevereiro. Os seus sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, cansaço, dores musculares e nas articulações, tosse, irritação nos olhos e vias nasais e, eventualmente, vómitos e diarreias. Este é um ano diferente, pois outro vírus nos bate à porta e nos assusta. A pandemia COVID-19 veio alterar as nossas vidas e o que pensávamos como adquirido estava, afinal, muito longe de ser real. Tivemos de nos adaptar a um “novo normal”, com todas as condicionantes inerentes à vida numa pandemia. A adoção de medidas de prevenção contra a COVID-19, como a lavagem frequente das mãos, utilização de máscara e distanciamento físico, podem ajudar a diminuir a prevalência dos estados gripais. E então… o que podemos fazer como prevenção?

ALIMENTAÇÃO

A alimentação pode e deve ter um papel importante na prevenção dos estados gripais e de outras doenças respiratórias. Com a diminuição da temperatura torna-se difícil a ingestão da quantidade de água essencial e, por isso, a sopa é um alimento importante. Os hortícolas de cor verde escura, bem como os de cor alaranjada, fornecem grande parte das vitaminas e minerais de que necessitamos. Se a eles juntarmos a fruta da época, cítrica, muito rica em vitamina C, e os frutos oleaginosos, como as avelãs, nozes e amêndoas, teremos a suplementação em selénio e zinco de que necessitamos.

EXERCÍCIO FÍSICO

A prática de exercício físico moderado e contínuo é fundamental para aumentar a resposta imunológica do organismo. Melhora o bem-estar e ajuda-nos a diminuir o stress. Promove ainda uma melhor oxigenação celular e um melhor funcionamento do coração e pulmões.

SUPLEMENTAÇÃO E MEDICAÇÃO

Existem, ainda, alguns suplementos que podem ajudar-nos a reforçar o sistema imunitário, preparando o nosso corpo para lidar melhor com os estados gripais.

  • Vitamina D
    Longe vai o tempo da toma de óleo de fígado de bacalhau durante os invernos. Este foi um dos primeiros suplementos usados para aumentar as nossas defesas imunitárias, com uma forte concentração em vitamina D e vitamina A. A vitamina D pode atuar como imunomodulador, aumentando a nossa defesa contra vírus e bactérias.
  • Vitamina C
    Esta vitamina aumenta capacidade de resposta do sistema imunitário e confere uma maior resistência face às infeções respiratórias.
  • Zinco
    Atua na modulação imunológica do timo, permitindo a proliferação celular de glóbulos brancos que nos defendem de vírus e bactérias.
  • Alho
    Apresenta propriedades antibacterianas, antimicóticas e antivirais. É tradicionalmente usado nas infeções brônquicas, do aparelho digestivo e na circulação.
  • Equinácia
    Planta com propriedades imunoestimulantes, ativando a proliferação de leucócitos. Atua de forma preventina e curativa em infeções respiratórias, apresentando uma ação anti-inflamatória e antiviral.
  • Medicamentos homeopáticos
    Vários são os medicamentos homeopáticos que podem ser utilizados para tratar e atenuar os sintomas dos estados gripais (febre, dores no corpo). Mas tão importante como a medicação é beber água. Se precisar de ajuda para a melhor escolha no tratamento homeopático, peça conselho ao seu farmacêutico!

logo saude be