Pele Saudável

 sete passos essenciais site

 

7 passos para prevenir o aparecimento de rugas

 

A pele necessita de proteção eficaz contra as influências internas – stress, alimentação incorreta, tabaco, estilo de vida agitado, etc. – e externas – poluição, ar condicionado, vento e sol, entre outros –, fatores que conduzem ao seu envelhecimento prematuro.

  

1. CUIDE DA PELE

 A forma mais eficaz de se proteger e evitar o envelhecimento prematuro da pele do rosto é começar a cuidá-la o mais cedo possível. Limpe cuidadosamente o rosto, particularmente antes de se deitar. A pele renova-se, sobretudo, durante a noite e, por isso, deve estar bem limpa de maquilhagem e das impurezas acumuladas ao longo do dia. Diariamente, aplique um de creme de dia, com proteção UV, já que um dos principais fatores responsáveis pelas rídulas e rugas que surgem na pele são os raios UV. Estes atuam durante o dia, quase sempre com a mesma intensidade, ao longo do ano. À noite, aplique um creme específico, que deve ser mais rico que o de dia, para facilitar o processo de regeneração da pele.

  

2. ESFOLIAÇÃO REGULAR

 A esfoliação regular torna qualquer tipo de pele mais fina e macia. Após esta limpeza em profundidade, na qual as células mortas e as impurezas são removidas suavemente, a pele adquire maior capacidade para receber em pleno os cuidados seguintes. Ao mesmo tempo, a renovação celular torna-se mais ativa e a pele readquire a sua tonalidade normal.

  

3. ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

 Mantenha hábitos alimentares saudáveis: coma bastantes frutos e legumes frescos, a fim de ingerir as quantidades necessárias de vitaminas e antioxidantes. Engordar e emagrecer continuamente perturba o metabolismo e causa, em geral, um efeito negativo. Evite o consumo de café e bebidas alcoólicas, que prejudicam a elasticidade e a firmeza da pele. Beba muita água, para evitar a desidratação e favorecer a eliminação de toxinas.

  

4. DEIXE DE FUMAR

 Fumar é, também, uma das causas do aparecimento de rugas. A pele dos fumadores envelhece quatro vezes mais rapidamente do que a dos não fumadores. Isto deve-se ao facto de,em cada vez que o fumo de um cigarro penetra nos pulmões, um número elevado de radicais livres são libertados.

 

5. ESTIMULE OS SENTIDOS

A água quente é a forma ideal de massajar suavemente o corpo e de relaxar os músculos, fazendo com que o stress acumulado ao longo do dia desapareça. Acrescente ao seu duche de água quente um aroma fresco a flores, como a malva, reconhecida pelas suas propriedades calmantes.

 

6. ACALME E RELAXE

O estado de stress permanente causa irritabilidade, fechando os vasos finos que se encontram à superfície da pele, o que impede a divisão celular e a formação de fibras de colagénio, além de que produz radicais livres, acelerando o processo de envelhecimento da pele.

 

7. DESFRUTE DA NATUREZA

Ar puro, campos verdes, o sol a brilhar e os pássaros a chilrear são formas de cuidar do físico e da mente, que conferem ao corpo uma leveza difícil de alcançar nos grandes centros urbanos.

 

logo saude be

 

 

 

^